Entre em contato +55 (49) 3521.4016
Entre em contato +1 786 753 8812
05.01.2016
Seminário comemora 50 anos da Pós-graduação Brasileira

     O 50º aniversário de elaboração do Parecer Sucupira, documento que instituiu e regulamentou a pós-graduação Brasileira em 1965, foi comemorado no dia 10 de dezembro, no edifício-sede da CAPES, com o Seminário 50 Anos da Pós-Graduação no País.

     Coordenadores de áreas e diretores da Capes se reuniram no encontro com o objetivo de relembrar os principais passos da pós-graduação brasileira e refletir sobre os desafios ainda existentes para a consolidação e alocação da ciência brasileira como relevante e competitiva ao redor do mundo.

     Para o presidente da Capes, Carlos Nobre, a trajetória da Pós-graduação nacional a levou a um patamar de autossuficiência. "Estamos entregando exatamente o que a sociedade espera de um sistema de pós-graduação moderno. A pós-graduação já sobreviveu a fortes crises e submergiu mais forte. Hoje, posso dizer que adquirimos uma dinâmica que não depende mais de ações pontuais da Capes ou de qualquer outra agência. Ela cresce por si só, atendendo à dinâmica das demandas regionais, estaduais e das próprias universidades", disse.

     Um dos maiores desafios apontados por Nobre é adequar a qualificação da pós-graduação com as demandas da sociedade brasileira. Nobre citou ainda a necessidade de induzir a melhoria na qualidade da produção científica brasileira. "Nossa qualidade melhorou mais lentamente que nossa quantidade. Apesar de estarmos à frente em várias áreas ainda existem outras, que necessitam dessa relevância e impacto", completou. (Fonte: Capes)